NOME: César Menotti
DATA NASCIMENTO: 24/03/1982
CIDADE: Itapira / SP
ESTADO CIVIL: casado
Pescaria no Pantanal
6 outubro 2009 | 18:10Há duas semanas, tocamos em Corumbá, uma bela cidade pantaneira do Mato Grosso do Sul. E como teríamos alguns dias de folga até o próximo show, eu, um pouco estressado, cansado pelos últimos três meses muito puxados, pensei na possibilidade de fazer uma pescaria.
Eu estava na cara do gol: dentro do pantanal. Fabiano já havia pescado aqui ano passado junto com Zezé di Camargo e outros amigos, e ele tinha me falado que era tudo maravilhoso.
Trata-se de uma chalana que sobe o rio e fica uma semana rodando com os pescadores. Fiquei louco pra ir. Então o Geraldinho, dono do “Albatroz”, nos informou que o barco havia subido o rio há 4 dias e estava com um grupo de pescadores gaúchos que retornariam a Corumbá na quinta feira. No dia seguinte ao nosso show, que foi na segunda feira, o barco estaria próximo a uma pequena pista de pouso no meio da mata. Se eu quisesse ir encontrar com o grupo, tinha um quarto disponível pra mim.
Ah, como eu sonhava com essa pescaria! Não pensei duas vezes. O Fabiano precisava ir pra BH, não poderia me acompanhar, mas fez a maior questão que eu ficasse, pois ele já sabia o que eu iria encontrar. Chamei o Fábio que hesitou um pouco, mas não quis me deixar sozinho e acabou ficando. Agora pergunta se ele se arrependeu?
Ficamos Fábio, Romualdo e eu. No dia seguinte ao show, acordamos cedo e fomos para a Bolívia comprar algumas coisinhas pra pescaria. Geraldinho e Sami, nossos amigos de Corumbá, nos deram toda assistência.
Enfim fretamos um cessna 205 com um piloto que nos foi bem recomendado para voar nessas matas e fomos embora com a cara e a coragem. Só pra vocês terem uma ideia, voamos cerca de uma hora sobre o Pantanal sem passar por cima de nenhuma casa ou propriedade. Encontrar uma pista no meio da mata não é pra qualquer um.
Quando desembarcamos, uma canoa já estava nos esperando para levar até o barco. E pensem num barco! Nossa cabine tinha ar condicionado, frigobar, banheiro e TV de LCD, chique demais!
Almoçamos e partimos pra pescaria com um piloteiro muito experiente da região. Isso se passou por volta de 17 horas. O Fábio pegou uma piranha, eu uma arraia (a foto não ficou boa porque não tive coragem de por a mão nesse bicho!) e o Romualdo um barbado.
Escureceu, subimos o rio pra encontrar a chalana em que estávamos hospedados. Em um lugar povoado de onças, jacarés, sucuris, os responsáveis pela viagem não acham prudente pescar à noite. Embora fosse meu horário favorito, respeitamos. Lembrando que a chalana não para, ela continuou descendo o rio rumo à Corumbá onde findaríamos a viagem.
Ao voltarmos pra chalana, conhecemos um grupo de gaúchos, por sinal todos muito simpáticos, e fomos descansar para no outro dia cairmos nas águas cedo atrás do troféu: um pintado.
No dia que se seguiu não fomos muito felizes, acordamos cedo, mas devido à uma ventania muito forte planejamos deixar a pescaria pra mais tarde. No fim, o vento insistiu o dia todo, nos divertimos muito, mas pescamos pouco.
Valeu a pena. O pantanal é lindo! Analisando isso fico imaginando como alguém pode pensar que esse planeta nasceu de um acidente cósmico. Olhando pra essa natureza exuberante, tenho a convicção de que Deus fez tudo isso com as próprias mãos, como um artista que faz uma bela obra.
Bom gente, é isso. Queria compartilhar com vocês esses momentos especiais de refrigério que pude ter nesses dias.
Muitos shows
Pensa num show … Londrina/PR, show maravilhoso quase 20 mil pessoas. Reencontramos muitos amigos e parentes, pessoas que amamos muito, o Paraná é também a nossa casa. De lá seguimos pra mais um show: Avaré/SP. Valeu galera de Avaré!!!!
E hoje espero toda a galera de Araçoiaba/SP porque vamos fazer um show com muita energia. Também temos muitos amigos ai e será um prazer revê-los.
Amanhã Páscoa. Por enquanto é isso, espero ter um tempinho amanhã pra deixar uma mensagem de Páscoa para vocês.
Bjs e fiquem com Deus!
Valeu!
Bom, quero agradecer imensamente as manifestações de carinho e mensagens deixadas aqui no blog pelo meu aniversário. Tive a felicidade de receber na semana passada alguns amigos em casa. Não planejei uma festa era só pra ser uma reuniãozinha de família, não convidei ninguém. Mas, foi chegando um e mais um e mais outro. Enfim, me desculpem os que ficaram em pé, pois não havia programado nada.
Mas, aniversário sem surpresa não tem graça. Meu pai dessa vez conseguiu me surpreender,
trouxe o Creone e o Parrerito (integrantes do Os Parada Dura) pra cantarem especialmente pra mim, foi muita emoção.
Mas, eu tive uma surpresa gigante agora, alguns dias após meu aniversário fuçando na net encontrei um vídeo que o pessoal do fã clube Caso Marcado (Dione e Cia.) fizeram em minha homenagem. Fiquei emocionado, muito obrigado gente, vcs como sempre me surpreendendo.
Bom, vejam mais fotos da festinha no site, já que não convidei ninguém né.
Bjs pra vcs e mais uma vez obrigado pelo carinho.
Adeus
Nesse começo de ano nossa música sertaneja sofreu perdas irreparáveis. Primeiro, o Tião do Carro como já havia postado aqui anteriormente. Pouco tempo depois faleceu Pedrinho Jacó, que ao lado do irmão Jacozinho formou uma das maiores duplas caipiras de todos os tempos. Tive a felicidade de conhecê-lo, cantar junto e até de ser aconselhado por ele.
Perdemos também um dos pioneiros na música sertaneja no Brasil, criador do chamado Estilão, nosso querido Carreirinho. Tentei conhecê-lo pessoalmente já que era um grande fã, mas não foi possível. Carreirinho foi um dos maiores compositores de todos os tempos. Escreveu sucessos como “Ferreirinha”, “Buque de flor”, entre outras. Fica aqui os meus sentimentos as famílias e que mais uma vez o Espírito Santo de Deus possa trazer consolo e paz.
Apelo
Ando preocupado: aonde o nosso trabalho vai parar? Pirataria sem controle, digitalização também da mesma forma, tá ficando cada vez mais difícil produzir trabalhos com qualidade porque pra fazer bem feito tem que investir. Mas, como investir se não vai haver retorno? As lojas de CDs no Brasil estão fechando, pessoas desempregadas e o nosso governo fazendo vista grossa.
Por que o CD é caro? Porque é muito alto o imposto que pagamos. Então, clamamos as nossas autoridades que venham nos dar maior incentivo fiscal pra que possamos repassar isso no preço para o consumidor final. Além de combater e punir severamente a pirataria, assim como é nos EUA. Mas, por lá também há problemas, eles sofrem com a digitalização sem controle. Uma coisa que me deixou profundamente chateado em minha última viagem pra lá foi ver que uma das maiores lojas de CDs do mundo – a Virgin - está fechando.
A intenção inicial deste post não era falar de pirataria. Eu queria postar uma foto pra vcs e analisando a imagem pude ver a triste realidade que a gente vive na música mundial. Ao fundo da foto observem a Virgin, no meio da Time Square, no coração de New York city e reparem na faixa exposta na frente da loja. É lamentável.
Querido Presidente, te admiro e sei que o Senhor é sertanejo, pois sua origem é o sertão. Então, como mais uma brasileiro que tem sido prejudicado pelo ‘sistema’ - não como artista - venho fazer um apelo para que a música tenha um maior incentivo fiscal e que órgãos como o ECAD e a Ordem dos Músicos do Brasil passem por uma revisão, pois temos pagado um preço pela desordem dos órgãos que na verdade deveriam organizar.
Faixa da Virgin anuncia o fechamento da loja.
Que saudade de vocês
Tenho tanta coisa pra contar. Andei um pouco sumido devido aos compromissos. Mas, agora estou de volta à ativa.
EUA
Bom vamos lá, os shows nos EUA foram ótimos! Primeiro fomos pra Miami eu, Theonilia, Fabiano, Gabriela, Fábio e Simone. Ficamos três dias passeando e esperando chegar o dia do show.
Enfim, no dia 6/03 tocamos em Pompano Beach/FL. Fomos muito bem recebidos por lá pelos brasileiros e alguns americanos também que acompanhavam brasileiros. Entre eles, o candidato a prefeito de Pompano Beach. Em seguida pegamos um voo para Newark/NY e voltamos à mesma casa de shows onde estivemos na turnê do ano passado.Novamente fomos muito bem recebidos. Os portugueses donos da casa nos proporcionaram um jantar maravilhoso.
De lá viajamos de carro até Boston/MA, cidade do nosso último show da turnê nos EUA. Boston foi uma benção, o Club Lido estava lotado.
Este é um policial muito simpático que conhecemos no Club Lido
Bom, após esse show fomos direto pra New York/NY um dos lugares onde sinto muito prazer em estar - apesar de achar que ninguém precisa sair do Brasil pra passear, o nosso país é lindo! Mas, realmente amo NY!! Principalmente a região da Time Square onde ficamos hospedados.
BAHIA
Dos EUA direto pra Bahia. Fizemos quatro shows nas cidades de Luiz Eduardo Magalhães, Bom Jesus da Lapa, Brumado e Itapetinga. Pensa num povo alegre é o povo baiano. Maior que o calor da Bahia só o calor humano desse povo. Aguarde Bahia que em breve nos estaremos de volta. Que Deus abençoe sempre este belo estado.
Bom, agora estou de volta e estaremos sempre dialogando aqui. Vejam as fotinhas da turnê pelos EUA e na Bahia aqui no site.
Um beijo pra vcs. Amo vcs e agradeço o imenso carinho, apoio e torcida!
Recomendação de Livro
Bom queridos, procuro sempre compartilhar com vcs aqui no blog um pouco das coisas que tenho vivido. E agora, quero compartilhar também um pouco do que tenho lido. Vou comentar aqui os livros que leio e recomendar os melhores pra vcs. Espero que me recomendem alguns também.
Acabei de ler o livro Muito Longe de casa - Memórias de um menino soldado, de Ishmael Beah, é uma história real que relata as guerrilhas provocadas por rebeldes em Serra Leoa. O livro é importante, pois nos ajuda a entender um pouco do sofrimento das pessoas daquele lugar.
Que vcs tenham um dia abençoado. Em breve volto com mais dicas pra vcs.
Tião do Carro e Pagodinho
É com muita infelicidade que faço esse post.
Fiquei sabendo hoje que nossa música sertaneja perdeu mais um grande poeta e violeiro. Faleceu no dia 28 meu amigo Tião do Carro, violeiro, cantador e um grande compositor que ao lado de Caetano Erba fez canções que estão entre as mais belas da música raiz.
Conheci Tião do Carro ainda na minha infância, quando, junto com meu pai, frequentava o Café dos Artistas, ali na rua Vitória, próximo à praça Júlio Mesquita no centro de São Paulo. Passaram-se os anos, deixei a casa de meus pais em BH e fui morar sozinho em São Paulo, sobrevivendo da música, tocando viola pelos bares da vida. Ainda não cantava profissionalmente com Fabiano.
Mas o que quero dizer é que em uma certa ocasião, passei na porta do bar do Seu Antônio e encontrei o saudoso Pagodinho (Oreco), que na época fazia dupla com Tião do Carro.
Ficamos ali conversando e então mostrei a ele uma letra de uma moda de viola que eu tinha escrito havia pouco. Na época eu tinha 17 anos. Ele gostou muito, pegou o papel da minha mão e pediu que eu o deixasse colocar melodia na letra; e pra minha surpresa ele colocou a melodia e gravou a música com o Tião do Carro no CD da dupla.
Essa foi minha primeira experiência como compositor e fiquei muito honrado por saber que uma letra despretensiosa minha ia ser interpretada por nada menos que Tião do Carro e Pagodinho.
Bom, hoje tenho músicas gravadas por outros colegas, mas sempre me emociono quando escuto minha canção na voz dessa dupla. A música se chama Sentença da Paixao, acho que não a tenho mais comigo, mas vou tentar conseguir pra postar pra vcs.
Fica aqui o meu sentimendo, e que o Espírito Santo possa trazer consolo aos familiares do meu saudoso amigo Tião do Carro.
Tinoco
Como vocês sabem, cresci ouvindo música raiz e tenho uma profunda admiração pelos artistas que como guerreiros resistem à massificação de uma música sertaneja moderna e com cada vez menos identidade.
Como era bonito ver uma dupla se apresentar de viola e violão cantando um cururu ou um cateretê em um picadeiro de circo onde o povo aplaudia de pé. Quando digo que a música sertaneja está perdendo a identidade é exatamente por isso: porque converso com alguns colegas novos na profissão que nem imaginam o que seja um cururu ou um cateretê. Toda música caipira para eles é moda de viola. Eu disse alguns colegas, e não todos! Pois, sei que tem gente que gosta, conhece e valoriza.
Esta semana fiquei chocado com algo que vi no blog Universo Sertanejo. O cantor Tinoco, maior representante da música caipira ainda vivo, precisou abrir sua intimidade para fazer um apelo devido à dificuldade financeira que tem vivido e rifar o próprio carro para custear o tratamento de saúde dele e da esposa.
Quantas vezes chorei ouvindo Tonico & Tinoco. Tive a oportunidade de conhecê-los pessoalmente ainda na infância e sei o quanto são importantes para a música sertaneja e para mim em especial.
Portanto, fica aqui o meu apelo aos caros colegas de profissão que ainda tenham o mínimo de amor e respeito pela música caipira para que possam abraçar esta causa e juntos mudarmos a situação do nosso maior representante. Eu farei a minha parte.